Três Chaves para o Engajamento Digital que Toda Igreja Precisa Saber
- João Nogueira
- Aug 30, 2023
- 4 min read

Existem dois tipos de engajamento digital nos quais as igrejas precisam focar se desejam sobreviver e crescer nos próximos meses. No entanto, quase todas as igrejas que tenho visto durante a pandemia têm completamente ignorado um deles.
As igrejas precisam ter estratégias de engajamento digital e conteúdo direcionados aos membros internos e aos visitantes. No entanto, os visitantes, ou seja, as pessoas que não estão atualmente conectadas à sua igreja, têm sido deixados de lado.
A maioria das igrejas está direcionando sua energia, esforço e recursos para alcançar e engajar as pessoas que já frequentam sua igreja, e depois esperam que seu conteúdo também atraia novas pessoas. Mas se você me conhece e conhece a equipe do The Unstuck Group, sabe que sempre voltamos a essa verdade: A esperança não é uma estratégia. Utilizar o mesmo conteúdo e estratégias para ambos os grupos não o capacitará a construir uma igreja híbrida de sucesso.
Você não pode ajudar os visitantes a darem os primeiros passos se não souber quem está tentando alcançar em seu campo missionário. E você não pode ajudar os membros internos a darem os próximos passos se não tiver um caminho de discipulado claramente definido.
A maioria das igrejas está perdendo oportunidades (no melhor dos cenários) e até afastando as pessoas de fora da fé (no pior dos cenários) com sua abordagem para o ministério online.
Três Chaves para o Engajamento Digital
1. As Igrejas Precisam Definir Seu Campo Missionário.
Quem você está tentando alcançar? Embora o mundo do ministério digital abra muitas portas, também pode ser avassalador e fazer com que as igrejas sintam que precisam alcançar a todos.
No entanto, para ser eficaz no ministério, você precisa saber quem é o seu público-alvo. É tentador dizer "queremos alcançar a todos!" Mas o problema é que podemos pensar que estamos falando com todos, mas não estamos. Normalmente, estamos falando com pessoas semelhantes a nós em termos vagos que não se conectam em um nível pessoal.
É crucial ter um campo missionário definido para liderar uma igreja em crescimento. Você não pode ter uma estratégia de ministério eficaz sem saber quem está tentando alcançar. E certamente não pode expandir a presença digital de sua igreja se não souber quem está tentando alcançar.
Pense nas características demográficas de seu público-alvo:
- Qual é a faixa etária deles? (Recomendamos uma faixa de 10 anos)
- Em qual estágio da vida eles estão? (Solteiros, Pais Vazios, Famílias Jovens)
- Qual é a condição espiritual deles? (Sem igreja, Desigrejados, Espiritualmente Curiosos, etc.)
2. As Igrejas Precisam Estruturar Estratégias para Ambos os Públicos.
Como você alcançará os membros internos e os visitantes? As igrejas precisam construir estratégias de engajamento digital e criar conteúdo para membros internos e visitantes de maneiras únicas que falem com eles.
Para os visitantes, as igrejas precisam se concentrar em pequenos passos, como entrar em uma lista de e-mails, pedir oração, seguir sua igreja nas redes sociais ou baixar um recurso útil.
Para os membros internos, concentre-se em ajudá-los a dar o próximo passo no caminho do discipulado, como entrar em um grupo pequeno, servir, ser batizado, etc.
Aqui está uma visualização que mostra o tipo de conteúdo e canais nos quais você deseja focar o engajamento digital com cada grupo:
3. As Igrejas Precisam Medir o que é Eficaz.
Como você sabe se suas estratégias de ministério digital estão funcionando?
Com uma estratégia digital, existem muitas métricas fáceis de ver que podem ser tentadoras de usar, como visualizações de 3 segundos, curtidas ou comentários. No entanto, no final do dia, essas métricas superficiais não dirão realmente o que você precisa saber para liderar sua igreja adequadamente.
Tudo o que você mede precisa ajudá-lo a tomar decisões melhores.
Portanto, você precisa medir sua estratégia de ministério digital com base em se ela está ajudando os visitantes a dar pequenos passos e os membros internos a dar o próximo passo no caminho do discipulado.
Perguntas-chave a serem consideradas incluem:
- Estamos alcançando novas pessoas online?
- Quantas pessoas estão dando seu primeiro passo?
- Quantos novos nomes adicionamos à nossa lista de e-mails ou banco de dados?
- Como as pessoas estão nos encontrando online? (Facebook, Anúncios do Google, conteúdo, etc.)
- Quais estratégias estão ajudando as pessoas a passar do "primeiro passo" para um "próximo passo"?
- E então comece a testar e iterar nas estratégias que estão funcionando para ajudar novas pessoas a se conectarem com sua igreja e as pessoas que já estão engajadas com sua igreja a darem o próximo passo em direção a Cristo.
E se você deseja se aprofundar em estratégias práticas para criar um ministério digital eficaz, você pode baixar nosso recurso gratuito O Guia Definitivo para Estratégia de Ministério Digital.
Essas três chaves ajudarão você a definir, estruturar e executar a estratégia de ministério digital de sua igreja. Conforme olhamos para o futuro, construir uma igreja híbrida eficaz será vital não apenas para sobreviver, mas para prosperar na nova normalidade.
O The Unstuck Group ajuda pastores a liderarem uma igreja próspera que continua alcançando novas pessoas e as ajuda a dar seus próximos passos em direção a Cristo. Equipamos você com as habilidades necessárias para expandir o impacto de sua igreja e sua própria eficácia como líder - ajudando-o a alinhar com sucesso visão, estratégia, equipe e ação.

Tony Morgan
http://theunstuckgroup.com/
Tony é o Chefe de Estratégia e fundador do The Unstuck Group. Por 14 anos, Tony serviu nas equipes de liderança sênior na West Ridge Church (Dallas, GA), NewSpring Church (Anderson, SC) e Granger Community Church (Granger, IN). Ele escreveu vários livros e artigos que foram apresentados pela Willow Creek Association, Catalyst e Pastors.com.
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